quarta-feira, 13 de outubro de 2010

DESCRIÇÃO E OBJETIVOS

Descrição:

LEVANTE é um centro de arte multidisciplinar com foco na dança e nas manifestações artísticas que utilizam o espaço público e a paisagem urbana como palco e tema de suas criações e pesquisa. A programação do centro é pautada por três eixos complementares: formação - difusão - criação.

Objetivos:

- difundir a dança em espaços públicos e a arte urbana;
- levar a dança à paisagem urbanas favorecendo o acesso da população e fortalecendo os laços do cidadão com a cidade e seus espaços históricos e simbólicos;
- realizar ações de intercâmbio de culturas e linguagens através de propostas que contemplem formação - difusão e criação;
- fomentar a discussão e a elaboração de políticas públicas e ações integradas (governo - artistas - sociedade) para as artes da rua.

6 comentários:

  1. Dance enquanto não proíbem.
    Toma posse do que é teu.

    http://www.youtube.com/watch?v=RuccEh09dBg

    ResponderExcluir
  2. Olá Josafá.
    Obrigado pelo comentário.
    O espaço (rua, praça, parque, viaduto etc) é público e temos que tomar posse dele. A dança é um ótimo caminho para essa retomada. O Levante está só começando.
    Abraços.
    LEVANTE

    ResponderExcluir
  3. Detectei-os pelo nome Levante. Não sou da área. Sou 'seguidor' do Peter Lamborn Wilson. Conselho: pra dançar só precisamos de DUAS pernas. Esqueçam o governo e as políticas públicas.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Também sou leitora de P Wilson e no momento me encanto com Chuva de Estrelas.
    Dese 1999 a Cia Artesãos do Corpo vem realizando dança em espaços urbanos e são tantas histórias...
    Uma companhia artistica não vive sem recursos e muitas vezes nos valemos de editais publicos para poder continuar.Sabemos muito bem as consequencias disso.
    Ao lermos TAZ percebemos muitas ideias que já praticamos e como queriamos desenvolver essa linguagem com outros artistas resolvemos levar a idéa do centro adiante.
    Discordo que precisemos somente de duas pernas para dançar, mas pode ser um motivo para uma outra conversa.
    Venha nos assistir na FUNARTE( ops, desculpe, mas é do governo) a partir do dia 19 de novembro com a peça CORDEIRO.
    Que os levantes continuem,
    abraços
    mirtes

    ResponderExcluir
  5. As duas pernas que falei são os artistas e a sociedade. Se o governo abrir a brecha, preencha. Minha 'crítica' é se um levante pode ter como objetivo elaborar política pública?

    ResponderExcluir
  6. Olá Hakim
    Não pode! Um levante não pode ter como objetivo elaborar políticas públicas. MAs não é isso q estamos propondo.
    Antes entretanto, gostaria de agradecer pela sua "critica", uma vez q isso está nos obrigando a rever essa frase infeliz que escrevemos e q está dando margem à essa interpretação.
    Como vc disse, nosso interesse reside nas brechas, e elas se abrem, por mais paradoxal q possa parecer, quando nós mesmos, as invetamos e como tudo vira motivo para "ganhar" impostos através da suposta verba publica para os artistas, eles mesmos se encarregam de criar os editais. Entendeu? Nem eu.Precisaria entrar em detalhes q não cabem aqui.
    O q pretendemos é que a ação na rua abra a possibilidade para discutirmos cada vez mais o direito ao espaço publico e q é espaço publico
    Só como efeméride, nós realizamos durante dois anos o Teatro na Janela!Toda quarta feira, às 17:30h, iamos para uma pequena janela do nosso estudio que ficava no segundo andar e apresentávamos pequenas cenas para quem passava na calçada oposta e para as crianças que saiam de uma escola publica. Não ganhávamos nada para isso. Mas era o maior prazer. A gente fazia uma reunião para pautar o tema toda semana e o absurdo é q a história era contada com os atores sendo vistos apenas da cintura para cima. A pequena Janela virava pscina, campo de futebol, palanque politico, ristorante, casa mal assombrada. Juntava um montão de gente.Veio Tv Cultura, Revistas e jornais para falar daquela loucura. Todos no bairro já sabiam: quando tocava o trompete ia começar o Teatro na Janela: as cortinas se abriam e com um som velho q tinhamos tentavamos nos fazer ouvir pela rua barulhenta. Cero dia, estavamos nós na Janela contando a história de uma academia de ginastica muito louca, quando vimos chegarem mais de 5 viaturas da policia, já descendo dos carros com armas na mão. Sem entender direito, vimos pasmos q a coisa era conosco. Era só pai puxando criança pra longe. Eles subiram no estudio, q ficava com as portas abertas e foram logo perguntando pelo responsável. E disseram q havia uma denuncia de baderna(q orgulho!) e q não podíamos ficar com o som alto(?) pois houveram muitas reclamações.De quem?
    Pediram nossa autorização para apresentar teatro na janela. hâ?Que autorização?eu não preciso de autorização para sair na janela. Seguiu-se uma longa conversa sobre se a janela ficava dentro ou fora da rua. Isso tudo com todos devidamente caracterizados de esportistas de academia( havia um, que estava com o olho roxo, pois fazia um lutador de boxe e de peruca conversando com o guarda que era de morrer de rir, outro tinha bexigas nos braços para falar que era musculoso,eu segurava uma perna de manequim para mostrar na Janela como era alongada,tinha o faquir, e outras figuras hilárias. Todos em frente aos mais de 10 policiais). Até a policia já estava se tocando do ridicula da situação e um por um os guardas foram se retirando disfarçadamente. Mas para não perder a viagem, nos ameaçaram de voltar para ver nossas autorizaçãos. Fomos à prefeitura e contamos o que faziamos e veio arquiteto, funcionário daqui e de lá e não havia legislação para Janelas(sic) e sendo assim nos aconselharam a realizar as apresentações mesmo sem autorização ou parar. Na quarta seguinte fizemos uma história onde os instrumentos musicais não podiam ser soar. A cada tentativa, vinha a trupe e fazia psiuuu bem alto. MAs soubemos que quem fez a denuncia foi a sindica do prédio em frente e que estava disposta a repetir a dose, entendendo o psiu como prvocação. Ficamos muito tristes e resolvemos parar. A última apresentação foi sobre o adeus e o choro.MAs foram dois anos na raça. Que saudades!
    Temos muitas histórias da rua também.
    Bem Hakim, seja lá vc quem for, obrigada pela sua mensagem. Espero podermos nos falar mais vezes,
    abraços
    mirtes

    ResponderExcluir